Sintomas de gravidez, as tentantes piram! rsrs...

domingo, junho 09, 2013


Tentante que é tentante se amarra em sintomas, os sintomas são uma esperança boa, um sentimento gostoso de brincar de estar grávida. Só que putaqueoparólas, não podia ser mais simples? Mulher grávida devia fazer xixi azul, pronto! "Marido meu xixi  está azul, estou grávida, você vai ser papai!" Uhuuu! Todos comemoram! Só que não! Os danados são muito imprecisos, a maioria deles pode acontecer em outras tantas situações, só que cabeça de tentante praticamente grávida, quase parindo vai achar que tudo, (eu disse tudo!) é sintoma de gravidez!

Portanto amorecas da minha vida, não se apeguem aos danados dos sintomas! Eu sei que é irresistível, quase um transtorno obsessivo compulsivo, mas eles podem piorar demais a ansiedade. Um conselho: o único sintoma mais concreto de uma gestação é o atraso menstrual (e mesmo ele pode ser fruto de outros probleminhas). Atrasou, aí sim faça o teste!

Vou deixar aqui para vocês uma listinha super legal de sintomas e suas possíveis causas:

Inchaço e dores nos seios
Por que acontece? O corpo passa a produzir hormônios que irão estimular a produção de leite. Também é um sintoma precoce.
O inchaço e as dores nos seios nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de TPM e alterações hormonais em função do uso de pílulas anticoncepcionais.

Aumento da frequência urinária
Por que acontece? É resultado da ação da progesterona no corpo e da pressão exercida pelo útero sobre a bexiga.
O aumento da frequência urinária nem sempre indica gravidez. Também pode ser sintoma de infecção urinária (quando acompanhada de dor), uso de medicamentos diuréticos e diabetes.

Cólicas
Por que acontece? O útero está se adaptando para abrigar o embrião. Algumas mulheres ignoram este sintoma, já que ele pode ser associado à menstruação.
Cólicas nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de menstruação e infecções intestinais, entre outros.

Sangramento
Por que acontece? É resultado da implantação do embrião no útero. Pode passar despercebido para algumas mulheres, principalmente se for leve.
O sangramento nem sempre indica gravidez. Também pode ser sintoma de menstruação, ferimento interno, infecção ou alterações hormonais.

Escurecimento dos mamilos
Por que acontece? Devido à ação dos hormônios que mantêm a gestação.
O escurecimento dos mamilos nem sempre indica gravidez. Também pode ser sintoma de disfunção hormonal.

Náuseas e enjoos
Por que acontece? Está relacionado às alterações de olfato e paladar comuns durante a gestação, além da questão hormonal. Algumas mulheres podem se sentir enjoadas nas primeiras semanas após a concepção, enquanto outras só sentem este sintoma após o terceiro mês de gravidez.
Náuseas e enjoos nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de intoxicação alimentar, viroses, infecções bacterianas, entre outros.

Fadiga e cansaço
Por que acontece? Devido às alterações hormonais no corpo, como o aumento do hormônio progesterona, responsável pela manutenção da gravidez.
Fadiga e cansaço nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de estresse, exaustão, resfriado ou gripe.

Desejos diferentes
Por que acontece? Os hormônios também são responsáveis por desejos de determinados alimentos – e aversão por outros – ao longo da gravidez. Pode também indicar a necessidade de repor algum nutriente em falta no corpo da mulher.
Desejos ou aversão por alimento nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de TPM, ansiedade e falta de nutrientes, entre outros.

Dores de cabeça
Por que acontece? O fluxo sanguíneo passa a ser mais intenso no período da gestação.
Dores de cabeça nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de TPM, exaustão, resfriados ou gripes, entre outras doenças.

Variações de humor
Por que acontece? Os hormônios, que preparam o corpo para o desenvolvimento do bebê, também provocam as alterações de humor.
Variações de humor nem sempre indicam gravidez. Também pode ser sintomas de TPM, estresse, desgaste físico e mental, problemas psicológicos.

Tonturas e desmaios
Por que acontece? Durante os primeiros meses de gravidez, a pressão sanguínea da mulher pode cair. Este não é um sintoma frequente.
Tonturas e desmaios nem sempre indicam gravidez. Também podem ser sintomas de pressão baixa, hipoglicemia e problemas cardiovasculares, entre outros.

Atraso menstrual
Por que acontece? O organismo interrompe a menstruação a fim de preparar o útero para o feto.
O atraso menstrual nem sempre indica gravidez. Também pode ser sintoma de alterações hormonais, estresse e perda ou ganho de peso.

Viram só? Eu ainda sou a favor do xixi azul! rsrs...
Beijinhos férteis e abraços ovulados =)

Fontes: Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano de São Paulo; Eduardo Cordioli, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein; Denise Coimbra, ginecologista e obstetra; João Antonio Dias Junior, médico do Centro de Reprodução do Hospital Sírio Libanês.

Quer falar comigo? Então envie um e-mail para: contato@diariodatentante.com ou preencha o formulário clicando aqui

Leia também

0 comentários

Se você não tem blog e não quer comentar anonimamente pode escolher em publicar comentário usando nome e URL, no campo URL coloque o endereço do site aqui do Diário: www.diariodatentante.com