Como é feito o exame: Histerosalpingografia

Já percebi que muitos médicos solicitam exames mas não explicam como eles são feitos. A Histerosalpingografia só pelo nome já assusta e é muito solicitada para investigar se existe algum problema impedindo a gravidez.
Por conta dessas dúvidas que às vezes pairam decidi deixar aqui explicadinho de maneira simples como esse exame é realizado.

Vamos lá !!

Definição do Exame:
A histerosalpingografia é um exame de raio X do útero e das trompas uterinas, é realizado com introdução de um líqüido (um contraste a base de iodo) através de uma sonda pelo colo úterino. Ele é feito para avaliar as cavidades do útero e das trompas na busca de alguma anomalia que dificulte a gravidez.

Como é feito o Exame:
- A sala do exame é como salas de raio X
- Você deitará na maca e o médico irá lhe colocar na posição para o exame (aquela posição básica, a ginecológica)
- Ele então irá introduzir o espéculo na vagina (aquele usado para fazer papanicolau sabe?) para vizualizar o colo do útero e introduzir a sonda
- Antes de introduzir a sonda ele irá limpar o colo
- A sonda é introduzida pelo oríficio do colo úterino e o contraste é injetado através dela (este contraste serve para deixar as cavidades do órgãos mais visíveis no raio X)
- O médico irá fazer alguns raios X conforme vai injetanto o contraste

O que você pode sentir no momento da realização do Exame:
- A sensação a princípio é bem parecida ao da realização do papanicolau
- Algumas mulheres referem dor, cólicas quando a sonda é introduzida e quando se injeta o contraste. Porém cada pessoa tem um limiar de dor, para algumas a dor sentida é forte, para outras não, portanto não encuque com as pessoas que te falam que a dor é insuportável.

Duração do Exame:
- O exame é realizado mais ou menos em 30 minutos...

Queridas, a histerosalpingografia não é um bixo de 7 cabeças como muitas pessoas pintam por aí! Vão tranqüilas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem blog e não quer comentar anonimamente pode escolher em publicar comentário usando nome e URL, no campo URL coloque o endereço do site aqui do Diário: www.diariodatentante.com