Entendendo seu ciclo menstrual

sexta-feira, novembro 06, 2009

Que tal entendermos nosso ciclo menstrual? Tenho certeza de que muitas meninas não sabem como tudo isso funciona Acertei? Conhecer como funciona esse ciclo é o "ponta pé inicial" pra começarmos os assuntos referentes as tentativas.

Primeira coisa super importante a saber: O primeiro dia do ciclo menstrual é o dia que começa sua menstruação, não importa quantos dias ela continue descendo.

Vamos abrir uma parênteses aqui...E o que é a menstruação? A "Miss Red", "Monstra" "Chico" é uma descamação da membrana, como se fosse uma pele, que reveste a cavidade do útero (chamada de endométrio), junto com a saída de sangue. (veja o desenho abaixo)

Não sei se com vocês já aconteceu, mas comigo já observei pedacinhos como se fosse pele junto com o sangue da menstruação. Bom, a "monstrenga" aparece porque os ovários reduzem muito a secreção de alguns hormônios, que tem o papel de "segurar" a descamação do endométrio, eles estando diminuídos fazem com que o estímulo ao endométrio seja menor, e a menstruação aparece.

Ainda enquanto o endométrio descama, ou seja, enquanto você ainda está menstruando, um hormônio chamado folículo estimulante (FSH) começa a ser secretado em maior quantidade por uma glândula que a gente tem no cérebro chamada de hipófise, esse hormônio faz com que se desenvolvam essas "bolsinhas" de líqüido que contém os óvulos. Cada "bolsinha" contém um óvulo...

É mais ou menos a partir do sétimo dia do ciclo que as bolsinhas com os óvulos começam a crescer e durante seu crescimento secretam um hormônio feminino chamado de estradiol, quanto mais as bolsinhas crescem mais o hormônio estradiol é secretado. Este hormônio produz algumas mudanças no corpo da mulher, são elas:
- Estimula o crescimento do endométrio (aquele que expliquei lá em cima lembram?). Conforme o corpo vai secretando o hormônio estradiol o endométrio vai se tornando espesso, preparando o útero para a chegada do baby;
- Estimula a secreção de muco tipo clara de ovo pelo canal cervical. Esse muco serve pra que os espermatozóides possam chegar com mais facilidade até o óvulo;

Como nosso corpo é extremamente perfeito quando o hormônio estradiol chega no seu limite máximo, e ele já fez o endométrio ficar prontinho para a possível chegado do embriãozinho e já está fazendo você produzir muco suficiente para os espermatozóides nadarem, mais um hormônio entra em ação! O hormônio chamado de Luteinizante (LH).

O LH aumenta muito depressa no sangue e quando atinge o máximo, algumas horas depois, ele rompe a bolsinha de líqüido fazendo com que o óvulo saia e comece a caminhar pelas tubas.(observe a figura abaixo)
Na maioria das muheres a ovulação ocorre entre o 14º ao 16º dia....mas isso não é regra...algumas podem ovular antes ou depois dessa média.

Essa bolsinha vazia que sobra depois que o óvulo sai é chamada de corpo lúteo(veja na figura acima). O corpo lúteo faz nosso corpo produzir mais dois hormônios...a progesterona e o estrógeno. Eles são responsáveis por algumas das mudanças que ocorrem no corpo feminino durante a gravidez como: aumento das mamas, a ausência da menstruação, aumento da circulação sangüínea, etc.

Após 10 a 16 dias da ovulação, se não houver o encontro do espermatozóide com o óvulo, isto é, se não houver a fecundação, o corpo lúteo para de produzir os hormônios que iam preparar o corpo para a chegada do baby, e então a menstruação aparece e o ciclo se inícia novamente. Cada mulher possui um número de dias de ciclo menstrual. No geral os ciclos são de 28 a 30 dias, para algumas ele é maior, e para outras menor, tudo depende dessa dança dos hormônios no orgânismo.

E é isso meninas! Espero que tenham entendido e gostado!
 
Quer falar comigo? Então envie um e-mail para: contato@diariodatentante.com ou preencha o formulário clicando aqui

Leia também

0 comentários

Se você não tem blog e não quer comentar anonimamente pode escolher em publicar comentário usando nome e URL, no campo URL coloque o endereço do site aqui do Diário: www.diariodatentante.com